Tereré: a bebida típica do sul-mato-grossense
- regionalculinariams
- 19 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
O tereré é uma bebida feita com a mistura da erva-mate com a água gelada. É tradição aqui no estado o seu consumo seja em uma roda com amigos, seja no trabalho ou sozinho. Como Mato Grosso do Sul tem altas temperaturas durante quase todo o ano, a bebida ajuda a suportar o calor.

Afinal, você sabe a origem do Tereré?
O tereré teria surgido durante a Guerra do Chaco, os soldados por não quererem acender fogo para esquentar a água e entregar suas posições, optaram então por tomar a bebida com água fria. Mas, o consumo da erva-mate é muito mais antigo do que se imagina, ela se dá com os índios Guaranis, há muito tempo.
No Mato Grosso do Sul, ela foi introduzida pelos paraguaios em Ponta Porã, cidade que faz divisa com o Paraguai e onde teve início do ciclo da Erva-Mate no Brasil.
Em 2011, foi considerado Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul.
Conforme parecer que fundamentou o decreto estadual, "o consumo da bebida remonta ao passado, ao surgimento das comunidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero que floresceram face ao Ciclo da Erva-Mate continuando presente nos hábitos da população desta região”. Interessante, né?!
Por fim, o tereré é tradição no MS e traz uma sensação de pertencimento e orgulho muito grande pela nossa amada terra.
Não é do MS e já experimentou o tereré? Conta pra gente o que achou!!
*Foto por Jessica Ferraretto via Pinterest
Comments